sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Descubra o litoral que lembra o interior




Uma pequena vila de pescadores chama a atenção de turistas de vários lugares da América do Sul (veja no mapa mais abaixo). Eles descobriram a beleza das praias do Araçá, bairro localizado em Porto Belo, no litoral centro-norte de Santa Catarina. A fama das praias de águas claras e calmas conseguiu ultrapassar os morros que cercam o município de 14 mil habitantes, a 64 km de Florianópolis.




Chamada de “paradisíaca” por alguns corretores de imóveis consultados pela reportagem (veja fotos no slide acima), a região é bastante procurada por pessoas de alto poder aquisitivo. Elas constroem principalmente nas áreas mais altas, inclusive de encosta, de onde se pode ter uma vista privilegiada da enseada.









Em destaque, os estados do Brasil
ou países da América do Sul
de onde vem a maioria dos turistas
que chegam a Porto Belo.
A cor vermelha indica os lugares
de mais saída de turistas
para Porto Belo.
De acordo com o corretor José Luiz Pinto, esse perfil de comprador gosta de estar em contato com a natureza, especialmente intocada: “Quem vai a Balneário Camboriú prefere o meio urbano.” De acordo com Luiz Silva, que, assim como José Luiz negocia imóveis, este tipo de pessoa foge da sensação de aprisionamento causada pelos apartamentos. Gislene Alves, que também atua no mercado imobiliário da região, completa: “Quem está lá fora busca o que tem ali no Araçá: aquela coisa mais selvagem, longe de movimento.”


Essa tranquilidade também atrai turistas estrangeiros. Arlete Pires de Almeida frequentemente negocia, durante a temporada, com argentinos e conta por que escolhem o Araçá. “Como é um lugar muito pequeno, eles se sentem mais seguros, em relação à segurança mesmo, [como] perigo de ser assaltado.” Os turistas buscam tranquilidade no Araçá. “Ainda se pode dormir com a janela aberta”, afirma Nilson Silva, corretor de imóveis há 30 anos − o primeiro em Porto Belo, segundo ele.


Mas, além da segurança e da tranquilidade, José Luiz sugere outros motivos: “Dependendo do terreno, é protegido de alguns ventos. Ali tem alto calado, pode chegar com grandes lanchas.” Por fim, o corretor compara: “Guardadas as diferenças, Porto Belo lembra Paraty (RJ): uma cidade de descanso, para repouso.”


O município não é tão conhecido como os vizinhos Itapema e Bombinhas. Ao mesmo tempo em que a procura é baixa, não existem muitos terrenos disponíveis para a construção. Alguns ficam em áreas protegidas. Por isso, o preço é alto e os corretores de imóveis trabalham mais com aluguel, especialmente no verão.


Para oferecer uma infraestrutura de qualidade, os três municípios da região se preparam. Itapema já tem um sistema de tratamento de esgoto, embora ainda não aprovado pelo Ministério Público. Em Bombinhas, as obras estão previstas para começar ano que vem. Nos dois municípios, algumas construtoras instalaram sistemas sustentáveis para economizar água e energia elétrica.



em Porto Belo, as obras do saneamento básico começaram este ano. Lá, alunos de escolas municipais e a da rede estadual realizam projetos de educação ambiental. Empresas de passeio de barco também cuidam do meio ambiente, evitando que lixo, óleo ou esgoto caiam no mar. Enquanto isso, a comunidade do Araçá, de onde saem muitos pescadores, experimenta a coleta seletiva.


O caminho
Na BR-101, entre no km 155. Siga pela rodovia SC-412 (ou Avenida Governador Celso Ramos, no Centro) como se fosse em direção a Bombinhas. Pouco depois da Pesqueira Pioneira, vire à esquerda para entrar na estrada de acesso ao bairro Araçá. São cerca de 10 quilômetros até a primeira praia. Preste atenção porque o caminho é cheio de curvas. Muitas vezes não se vê quem chega pelo sentido contrário.

0 comentários:

Postar um comentário