quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Todos reclamam dos cestos de lixo

Existem 200 cestos de lixo
ao longo dos cerca de 6,6 km de praia
em Porto Belo, uma média aproximada
de um a cada 30 metros.
(Kunimund Kronke Junior)

Basta o sol aparecer para que as pessoas queiram vestir biquínis, maiôs, sungas e bermudas. Junto, levam à praia cadeiras, cangas, guarda-sóis e agora, entre outras coisas, carregam consigo pelo menos uma sacola plástica. O material, que é considerado vilão do meio ambiente pela demora na decomposição (cerca de 400 anos), virou a solução para a coleta de lixo onde faltam lixeiras na praia.





Enquanto percorríamos na manhã do domingo de Carnaval as praias de Porto Belo, do Baixio e do Jet Ski, em Porto Belo, muitos dos entrevistados revelaram que, além do respeito à natureza, trazem as sacolas plásticas de casa porque não encontram cestos de lixo. Ouça os depoimentos:


Maria Cristina Dias, 40, jornalista, Joinville (SC): 


Cláudia, 40, Curitiba (PR):



Patrícia, 28, médica, Florianópolis (SC): 



Alguns entrevistados manifestaram indignação ao relatar a falta de cuidado de outros frequentadores da praia. Saiba o que se faz de errado:


Cátia Canuto, 40, assistente técnico-pedagógica, Itajaí (SC): 


Fabiana Sandri, 41, escritora e empresária, Florianópolis (SC): 


Ingo José Maurici, 52, militar aposentado, Brusque (SC): 


Diante dessa situação, outros, por iniciativa própria, recolhem o lixo espalhado pela praia. Preste atenção às atitudes dos entrevistados:


Natalício Bonetti, aposentado, São José (SC): 



Maria da Graça Ferreira, 53, terapeuta ocupacional, Porto Alegre (RS): 


Mas, ao contrário do que disseram os turistas ouvidos pela reportagem, a maioria dos moradores de Porto Belo entrevistados acusaram a falta de cuidado da maioria dos turistas com o descarte do lixo. Alguns consideram que faltam cestos e garis, enquanto outros “absolveram” os visitantes.


Manoele, 16, balconista, Porto Belo (SC):



Leandro, 19, desempregado, Porto Belo (SC):



José Cardoso, 21, estudante, Porto Belo (SC):



Marcelo, 26, marceneiro, Porto Belo (SC):






O secretário de Planejamento e Ambiente de Porto Belo, Johnson Zunino, informa que existem cerca de 200 cestos de lixo ao longo das praias do município. Desses, 60 estão estragados. A troca está prevista para meados de novembro, como preparação para a temporada.


Limpeza das praias


Uma equipe de cinco pessoas trabalha na limpeza da orla de Porto Belo acompanhada por um trator com reboque. Entre o dia 20 de dezembro e o domingo após o Carnaval, o serviço é feito das 0h até as 7h. Fora da temporada de verão, os sacos plásticos das lixeiras são trocados toda segunda-feira e a limpeza das praias é realizada às sextas, salvo em casos de “sujeira excessiva”, provocada por eventuais ressacas e tempestades. Nesses casos, um caminhão com caçamba e uma retroescavadeira ajudam no serviço, realizado em qualquer dia da semana.


Três funcionários da prefeitura são os encarregados pela limpeza no Araçá. Eles moram na comunidade e executam tarefas diversas na rua e na escola local. Durante o verão, um deles é especialmente designado para cuidar da praia, enquanto no inverno a limpeza é realizada aleatoriamente por qualquer um dos funcionários, conforme a necessidade.


Já nas praias do Caixa D’Aço e Estaleiro, os donos dos barzinhos à beira-mar amontoam o lixo na areia para que o trator da prefeitura faça a coleta duas vezes por semana no verão (geralmente terças e sextas-feiras) e uma vez no inverno. Fora da temporada o dia do recolhimento depende da quantidade de lixo nas outras praias. “Se tem menos sujeira, sobra mais tempo para ir no Caixa D’Aço e no Estaleiro”, informa Carlos Afonso Grauppe, funcionário da secretaria de Transportes, Obras e Serviços Públicos.


Coleta de lixo


Dois caminhões se dividem na coleta de lixo em Porto Belo. Um percorre os bairros Vila Nova, Centro, Araçá e Saco da Encantada, enquanto o outro é responsável pelas localidades do Perequê, Jardim Dourado, Sertão de Santa Luzia, Santa Luzia, Alto Perequê e Praia de Perequê. Cada um deles recolhe entre 6 e 7 toneladas de lixo por dia durante o inverno e 14 durante o verão. A exceção é o bairro Araçá, lugar que, segundo a secretaria, não recebe tantos turistas e por isso a quantidade de três toneladas semanais varia pouco durante o ano. Os horários são baseados na necessidade de coleta de lixo de cada localidade.


A Secretaria de Transportes e Obras orienta os moradores para que:
  • coloquem o lixo nas lixeiras na véspera da coleta porque o caminhão recolhe de madrugada
  • embalem o lixo em sacos pretos. Eles são mais grossos que as sacolas de supermercado. “Senão quando [o gari] levanta o saco, ele rasga com o peso”, esclarece Carlos Afonso.
  • providenciem a colocação de lixeira na residência, se não tiverem um local adequado para o depósito de seu lixo. Assim, evita-se que cachorros e gatos espalhem o lixo pelas ruas.
Confira quando o caminhão passará na região mais próxima*:


Local
Dias da semana
Horário
Temporada de verão
Av. Governador Celso Ramos
e Centro
Diariamente
Após à 1h
Diariamente
Araçá
Terças e sextas
Após às 3h
Dia seguinte ao Jardim Dourado
Vila Nova
Terças, quintas e sábado
Após às 3h
Dia seguinte ao Jardim Dourado
Terças, quintas e sábados
Após às 3h
Dia seguinte ao Jardim Dourado
Av. Hironildo Conceição dos Santos
Segundas, quintas e sábados
Após às 2h
Diariamente
Av. Atílio Fontana
Segundas, quintas e sábados
Após às 2h
Diariamente
Av. Colombo Salles
Segundas, quintas e sábados
Após às 2h
Diariamente
SC-412 (Até o Posto 4 Ilhas)
Segundas, quintas e sábados
Após às 2h
Diariamente
Terças e sextas
Após às 2h
Dia sim, dia não
Alto Perequê
Quartas e sábados
Após às 2h
Dia seguinte ao Jardim Dourado
Santa Luzia
Quartas e sábados
Após às 2h
Dia seguinte ao Jardim Dourado
Quartas e sábados
Após às 2h
Dia seguinte ao Jardim Dourado
SC-412 (Após o Posto 4 Ilhas)
Segundas e quintas
Após às 2h
Diariamente
Praia de Perequê
Segundas e quintas
Após às 2h
Dia seguinte ao Jardim Dourado
*Os moradores do Sertão do Valongo, comunidade quilombola, depositam o lixo doméstico em um mesmo lugar. Quando uma caminhonete da prefeitura leva os funcionários para a região, aproveita-se para transportar o material até o Sertão de Santa Luzia, lugar mais próximo por onde o caminhão de lixo passa.
Fonte: Secretaria Municipal de Transportes e Obras

0 comentários:

Postar um comentário