quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pescadores aprendem a cuidar do meio ambiente e da direção dos barcos


 Pescadores são apontados como os maiores poluidores do mar.
Além da própria consciência, recebem orientações da Marinha.
(Kunimund Krönke Junior)
Costuma-se culpar os pescadores pela poluição no mar. Segundo uma pessoa que trabalha com passeios de barco, há alguns anos era mais comum jogar na água óleo de motor e alimentos estragados. Até mesmo pias e fogões eram lançados no mar. Para Laerte Jacomel, sócio em uma frota de escunas, os pescadores trabalham distantes da costa e por isso não se importam com a qualidade da água.


Na verdade, as críticas são dirigidas à pesca industrial, já que os pescadores ficam dias em alto-mar. Eles dormem e preparam a comida dentro dos barcos. “O pescador vive do mar e ele tem a consciência de que ele tem que preservar, apesar de estar extraindo o pescado”, responde Cléber dos Santos, presidente da Associação dos Pescadores do Trapiche, que trabalham com pesca artesanal, na qual a volta para casa é no mesmo dia. Segundo ele, hoje os pescadores tem muito mais consciência ambiental, se comparado há 10 anos.


Uma das razões da mudança de comportamento pode ser a licença para dirigir barcos. De acordo com o comandante Francisco Nicolau Izzo, da Capitania dos Portos de Itajaí, há pelo menos 15 anos os alunos do curso recebem orientações sobre a poluição na água: não derramar combustível, jogar sujeira do porão dos barcos ou lixo na água e as suas consequências.


0 comentários:

Postar um comentário