terça-feira, 26 de outubro de 2010

O que se esconde atrás da porta

Arquitetos de construtoras de Bombinhas e Itapema escolheram as esquadrias de alumínio e de PVC sustentáveis porque não deixam o som sair, nem o calor entrar. Assim, o ar-condicionado gasta menos tempo e energia para esfriar o ambiente. A diferença é que a esquadria de PVC suporta vidros mais grossos.


De acordo com o arquiteto especialista em sustentabilidade, Amilcar Bogo, deve-se analisar todo o processo de fabricação. As esquadrias de alumínio são as que consomem mais energia, se comparadas às de madeira e PVC. Tanto que, segundo o arquiteto, hidrelétricas foram construídas só para abastecer fábricas de alumínio. Abrir uma jazida também causa impacto pela destruição das matas.

O caso da madeira vai muito além do gasto de energia. “Extrair madeira, dessa forma predatória como se faz, gera muito mais dano ambiental do que uma jazida de bauxita [matéria-prima do alumínio] que tem uma área limitada na floresta amazônica”, diz o arquiteto.

Além da destruição de florestas e o corte ilegal, muitas vezes existe trabalho escravo ou mal remunerado. O transporte é caro “porque a minha madeira vem lá do Norte”. Já as grandes mineradoras conseguem dar condições de trabalho melhores e fazer um tratamento de efluentes da água do garimpo.
O custo da extração de madeira vai
além do corte de árvores
e de transporte caro. 
(Fabiano Miliorini)

“Agora, a madeira de reflorestamento, com selo de entidade certificadora ou de manejo florestal, tem pouco impacto ambiental e energia incorporada”, afirma Amilcar Bogo. “A tendência é que não tenhamos produtos de origem florestal sem certificado. É a agenda do século 21. Ninguém mais vai permitir isso.”

“Em termos de degradação ambiental e energia incorporada, a esquadria produzida em madeira ilegal talvez se equivale ao PVC.” O cloreto de polivinila (PVC) consome menos energia que o alumínio, mas, para o especialista, não é sustentável porque é um tipo de plástico e devemos evitar derivados de petróleo.

Assim como as de alumínio, esquadrias de PVC podem ser recicladas, mas não são recomendadas só por isso. “O alumínio é reciclável, mas consome dez vezes mais energia que a madeira”, afirma Amilcar Bogo. A energia empregada no processo de fabricação envolve extração, fabricação, transporte e uso do produto.

0 comentários:

Postar um comentário